O MEU POLITÉCNICO

IPPORTALEGRE Académicos Online Balcão Único de Acesso Bolsa de Emprego Comunique Formulários RH Formulários - Serviços Formulários - Académicos Helpdesk Serviços Informáticos Intranet Plataforma PAE / E-Escola Requisição de Viaturas

ESCOLAS Escola Superior de Educação e Ciências Sociais Escola Superior de Tecnologia e Gestão Escola Superior Agrária de Elvas Escola Superior de Saúde

OUTRAS UNIDADES BioBIP C3i Gabinete de Empreendedorismo e Emprego Serviços de Ação Social

INFORMAÇÃO INSTITUCIONAL Avaliação e Qualidade Recrutamento RH Contratação pública/ Informação financeira Plano Estratégico de Desenvolvimento Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção Política de Privacidade Regulamentação Interna Comissão de Ética

IPPortalegre
  • CURSOS
    • Oferta Formativa
    • Departamentos
  • SERVIÇOS E PROJETOS
    • Serviços à Comunidade
    • Projetos Financiados
  • Candidatos
    • Viver e Estudar no IPP
    • O que queres saber?
    • Candidatura
    • Concurso Nacional de Acesso
    • Concursos Especiais
    • Concurso Especial - Vias Profissionalizantes
    • Cursos Técnico Superior Profissional
    • Estudante Internacional
  • ALUNOS
    • Serviços Académicos
    • Serviços de Ação Social
  • SEGUE O TEU INSTINTO
    • Ser
    • Viver
    • Sentir
    • Saber
    • Fazer
  • Internacional
    • Cooperação e Mobilidade
    • International Students
    • Estudante Internacional

Instituto Politécnico de Portalegre

  • Menu IPP
  • O Politécnico
    • Apresentação
    • Organização
    • Órgãos Deliberativos (Sociais)
      • Conselho Geral
      • Presidente
      • Conselho de Gestão
    • Órgãos Consultivos
      • Conselho Académico
    • Instrumentos de gestão
    • Regulamentação Interna
  • Serviços
    • Académicos
      • Candidaturas
      • Matrículas | Inscrições
      • Propinas
      • Regulamentos
      • Requerimentos
      • Académicos Online
      • FAQ´S
    • Administrativos e Financeiros
      • Área dos Recursos Humanos
      • Área Financeira
    • Bibliotecas
    • Informática
    • Auxiliares e de Manutenção
    • Gabinete Técnico
    • Gabinete de Relações Externas e Cooperação
    • Gabinete de Comunicação e Imagem
    • Serviços de Ação Social
  • Comunicação e imagem
    • Produção científica
    • Portal
    • Merchandising
    • Marca gráfica
  • Cooperação Institucional
    • REC
    • Europe Direct
  • Avaliação e Qualidade
    • Avaliação Externa
    • Avaliação Interna
    • SIGQ/RS
    • Observatório Académico
Menu IPP
  • O Politécnico
    • Apresentação
    • Organização
    • Órgãos Deliberativos (Sociais)
      • Conselho Geral
      • Presidente
      • Conselho de Gestão
    • Órgãos Consultivos
      • Conselho Académico
    • Instrumentos de gestão
    • Regulamentação Interna
  • Serviços
    • Académicos
      • Candidaturas
      • Matrículas | Inscrições
      • Propinas
      • Regulamentos
      • Requerimentos
      • Académicos Online
      • FAQ´S
    • Administrativos e Financeiros
      • Área dos Recursos Humanos
      • Área Financeira
    • Bibliotecas
    • Informática
    • Auxiliares e de Manutenção
    • Gabinete Técnico
    • Gabinete de Relações Externas e Cooperação
    • Gabinete de Comunicação e Imagem
    • Serviços de Ação Social
  • Comunicação e imagem
    • Produção científica
    • Portal
    • Merchandising
    • Marca gráfica
  • Cooperação Institucional
    • REC
    • Europe Direct
  • Avaliação e Qualidade
    • Avaliação Externa
    • Avaliação Interna
    • SIGQ/RS
    • Observatório Académico
  • HomePage
  • Cooperação Institucional
  • Cooperação Internacional

Cooperação e Mobilidade Internacional

A Mobilidade no IPP

Mobilidade de estudantes, docentes e não docentes

Oportunidades de Mobilidade e de Cooperação

Consórcio Erasmuscentro

Regulamento de Mobilidade

Documentos Contratuais para a Mobilidade

 

Programa Erasmus+

O que é o Programa Erasmus+

Dossiê de Informações Úteis

Lista de Parceiros

Projetos em Curso

Todas as Perguntas e Respostas

European Policy Statement – Declaração de Política Europeia

Erasmus Charter for Higher Education – Carta Erasmus para o Ensino Superior

 

Candidaturas e Resultados

Informações e Contactos

proalv.jpg

MOBILIDADE DE ESTUDANTES, DOCENTES E NÃO DOCENTES NO IPPORTALEGRE 

A cooperação internacional tem sido um objetivo estratégico do IPPortalegre, que participa nos programas Aprendizagem ao Longo da Vida / ERASMUS, desde 1994/95. Até ao presente, muitos alunos e ex-alunos da IPPortalegre já beneficiaram da experiência de estudar ou realizar estágio no estrangeiro no âmbito daquele programa, e muitos mais de outros países têm sido acolhidos nas suas quatro Escolas. Da mesma forma, todos os anos o IPPortalegre acolhe professores dos nossos parceiros internacionais que desenvolvem atividades letivas nas Escolas do IPPortalegre, e envia alguns dos seus para o estrangeiro. Além disso, o IPPortalegre tem participado em vários outros projetos europeus como parceiro e / ou como coordenador. O IPPortalegre é membro associado da Associação Europeia de Coordenadores Erasmus, ocupando uma das vice-presidências, e da rede UASNet (Rede de Universidades de Ciências Aplicadas).

 

Oportunidades de Mobilidade e de Cooperação

A participação do IPP em atividades de internacionalização permite a estudantes, docentes e não docentes beneficiar de períodos de mobilidade num dos nossos parceiros, mas também o desenvolvimento de projetos de cooperação mais amplos, seja no domínio académico, seja na área da investigação.

Em resumo, são as seguintes, as oportunidades ao dispor da comunidade académico do IPP:

  • Mobilidade de estudantes para estudos ou estágios curriculares ou pós-licenciatura ao abrigo do Programa Erasmus + (ver abaixo)
  • Integração no Consórcio Erasmuscentro (estágios curriculares no estrangeiro e organização de estágios de estudantes estrangeiros em empresas nacionais/locais)
  • Acordos de mobilidade com o Instituto Politécnico de Macau (IPM), ao abrigo do protocolo entre o CCISP e o IPM
  • Possibilidade de frequência de um período de estudos em outra instituição de ensino superior nacional, ao abrigo do Programa Vasco da Gama
  • Protocolos de cooperação que visam o alargamento dos intercâmbios bem como o desenvolvimento de projetos comuns, com algumas instituições de ensino superior europeias e extraeuropeias
  • Protocolos e acordos com instituições nacionais e internacionais que visam o desenvolvimento de atividades de cooperação
O IPP dispõe de uma vasta rede de parcerias, não só enquadradas no programa Erasmus+ (ver secção respetiva), mas também com outros países, decorrendo com alguns deles os processos negociais para implementação de projetos científicos ou de titulações conjuntas, para além do intercâmbio de estudantes, docentes e não docentes. Entre eles, destacamos os seguintes:
 
  • Lista de parceiros para mobilidades não enquadradas no Programa Erasmus+

     

PROGRAMA ERASMUS +

O que é o Erasmus +?

O Erasmus+ é o novo programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto. O Erasmus+ entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2014. Este Programa consolida sob um único quadro de apoio as áreas da educação, formação, juventude e desporto e outros programas internacionais, incluindo o Jean Monnet e o Erasmus Mundus. O programa Erasmus+ é destinado a apoiar as atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida, incluindo o Ensino Superior, Formação Profissional, Educação de Adultos, Ensino Escolar, Atividades para jovens e formação no âmbito do Desporto amador.

 

Ações do Programa Erasmus +

O Programa Erasmus + foi criado com base na iniciativa Erasmus, célebre pelas oportunidades que oferece aos estudantes universitários e ao pessoal docente do ensino superior, em termos de mobilidade para fins de aprendizagem, estágio ou formação. O Erasmus + abrange agora cinco grandes áreas de educação e formação:

  • Oportunidades para a educação escolar para os funcionários e instituições; 
  • Oportunidades para a educação e de formação profissional para estudantes, aprendizes, estagiários, funcionários, instituições e empresas; 
  • Oportunidades para o ensino superior para alunos, funcionários, instituições e empresas; 
  • Oportunidades para a educação de adultos para funcionários, instituições e empresas; 
  • Oportunidades de integração europeia para o pessoal e as instituições académicas e de investigação.
     

O Programa Erasmus+ está estruturado em 3 ações Ação-chave (Key Action - KA) e compreende também as atividades Jean Monnet:

  • Ação-Chave 1: Mobilidades Individuais para fins de aprendizagem
  • Ação-Chave 2: Cooperação para Inovação e Boas Práticas – Parcerias Estratégicas 
  • Ação-Chave 3: Apoio à Reforma de Políticas Educativas
  • Atividades Jean Monnet
     

A Ação-Chave 1 desdobra-se em dois tipos de mobilidade:

  • Mobilidade entre países do Programa (estados membros da EU e países associados – Macedónia do Norte, Islândia, Liechtenstein, Noruega, Sérvia e Turquia)
  • Mobilidade entre países do Programa e países parceiros, vulgarmente designada como International Credit Mobility (ICM), e que permite, basicamente, a mobilidade com qualquer país do mundo, desde que exista um acordo interinstitucional com uma ou mais instituições de ensino superior do respetivo país.

Para saber detalhes sobre cada uma destas ações, por favor consultar: https://www.erasmusmais.pt/o-programa


No caso do IPP, são abertas candidaturas anuais para estes dois tipos de mobilidade, cujos beneficiários poderão ser:

  • estudantes de qualquer curso do IPP que pretendam efetuar um período de estudos numa instituição de ensino superior estrangeira parceira;
  • estudantes de qualquer curso do IPP que pretendam efetuar um período de estágio, numa instituição de ensino superior estrangeira parceira ou outra instituição estrangeira mediante a celebração de um acordo pontual – inclui estudantes que tenham terminado o curso, desde que o estágio esteja finalizado até 12 meses após a conclusão do respetivo curso;
  • docentes que pretendam efetuar uma missão de ensino uma instituição de ensino superior estrangeira parceira;
  • docentes ou não docentes que pretendam efetuar uma missão de formação numa numa instituição de ensino superior estrangeira parceira ou outra instituição estrangeira mediante a celebração de um acordo pontual.


A lista de instituições de ensino superior parceiras do IPP para a mobilidade entre países do Programa pode ser consultada aqui 

As instituições de ensino superior parceiras do IPP para a mobilidade entre países do Programa e países parceiros renova-se, normalmente, a cada período a cada dois anos.
Nos últimos anos, foram efetuadas mobilidades do tipo indicado com as seguintes instituições:

Ano académico

Instituição

País

Mobilidades efetuadas

2017-18

International Burch University, Sarajevo a)

Bósnia e Herzegovina

1 estudante recebido c)

2017-18

University of Sarajevo a)

Bósnia e Herzegovina

1 estudante recebido c)

2018-19

Penza State University a)

Federação Russa

1 estudante recebido*
1 não docente recebido c)
1 docente enviado*

2018-19

National Aviation University a)

Ucrânia

1 docente enviado
1 não docente enviado c)

2018-19

Yanka Kupala State University b)

Bielorrússia

1 não docente recebida c)

2018-19

Belarus Trade and Economics Cooperative a)

Bielorrússia

1 não docente recebida c)

2018-19

Instituto Politécnico de Macau d)

RAE de Macau

2 não docentes enviados


Observações:
a) Acordo descontinuado para mobilidades de saída
b) Acordo em vigor para mobilidades de entrada
c) Mobilidades financiadas através do Consórcio Erasmuscentro
d) Acordo ao abrigo do Programa Erasmus+ descontinuado para mobilidades de saída; acordo ao abrigo de um protocolo com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), para mobilidades de saída e de entrada de estudantes, em vigor


Para o biénio de 2019-2021, a lista inclui as seguintes instituições:
University of Novom Sadu, Sérvia – 1 estudante a receber, 2 docentes/não docentes a receber, 1 docente/não docente a enviar

 

Outras Informações:

  • http://www.erasmusmais.pt/
  • http://eacea.ec.europa.eu
  • www.facebook.com/REC.IPP
  • Lista de parceiros para a mobilidade Erasmus
  • Regulamento de mobilidade 
  • Dossiê de informações Erasmus+
  • FAQ Erasmus+

 

Documentos Contratuais para a Mobilidade

  • Learning Agreement (Acordo de Aprendizagem) - para mobilidade de estudantes para estudos ao abrigo do programa Erasmus+
  • Learning Agreement (Acordo de Aprendizagem) - para mobilidade de estudantes para estágio ao abrigo do programa Erasmus+
  • Learning Agreement (Acordo de Aprendizagem) - para mobilidade de estudantes de intercâmbio não abrangidos pelo Programa Erasmus+ 
  • Teaching Mobility Agreement (Acordo de Mobilidade para missão de ensino)
  • Training Mobility Agreement (Acordo de Mobilidade para Formação) - para mobilidade de formação de docentes e não docentes
  • Certificado de Estadia para comprovação do período de estudos
  • Certificado de Estadia para comprovação do período de estágio
  • Certificado de Estadia para comprovação do período de missão de ensino
  • Certificado de Estadia para comprovação do período de formação
  • Certificado de Avaliação de estágio


 

Consórcio Erasmuscentro

ERASMUSCENTRO é o primeiro consórcio criado em Portugal que abrange, geograficamente, o centro de Portugal.
 
O consórcio ERASMUSCENTRO proporciona estágios profissionais em países europeus aos alunos dos Politécnicos de Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Portalegre, Santarém, Viseu e Tomar que em conjunto, representam cerca de 46 000 estudantes.
 
Do litoral à fronteira com Espanha, ERASMUSCENTRO, constitui-se como uma vasta rede de matriz regional, associando os Politécnicos, o Conselho Empresarial do centro (CEC/CCIC), que integra 41 estruturas associativas empresariais (representando cerca de 40 000 empresas), as principais Câmaras Municipais da Região, Associações Empresariais, Empresas e Entidades relevantes da zona de influência do Consórcio.
 
O consórcio gera ainda, por intermédio das 67 entidades empresariais parceiras, a oferta de estágios Erasmus aos estudantes de países europeus que pretendam realizar em Portugal este tipo de mobilidade.

Mais informações em: http://erasmuscentro.pt/ 

Candidaturas, resultados e eventos

  • Erasmus+ (2019/2020)

    Lista de docentes selecionados para missão de ensino no estrangeiro.

     

     

     

  • Programa Erasmus+

    Lista de estudantes selecionados para mobilidade de estudos em 2020/2021 – segunda fase.

     

     

  • Programa Erasmus+ (2020/2021)

    Lista de estudantes selecionados para um período de estágio.

     

     

  • Lista de docentes/ não docentes selecionados para formação no estrangeiro

    Erasmus+ 2019/2020

  • Guia multilingue sobre a COVID-19

    Guia com informação, em vários idiomas.

  • Erasmus+ (2020/2021)

    Aberta a candidatura a mobilidade de estudantes.

PROJETOS DE PARCERIA MULTILATERAL EM CURSO

  • 3ECONOMY+ | Referência: 2017-1-ES01-KA203-038141

3Economy+ pretende proporcionar um complemento da formação dos estudantes de cursos de Marketing e de Gestão, fornecendo competências adicionais nas áreas da Economia, Marketing, e Património e Turismo, aplicados às três regiões onde estão implantadas as 3 Instituições de Ensino Superior públicas: Melilla, Alto Alentejo e ilha de Malta, desenvolvidos em parceria com empresas e instituições destas três regiões. A formação complementar integra uma parte científica aplicada, nas áreas atrás referidas, a par de uma formação linguística nas três línguas nacionais dos 3 países que integram este consórcio: Inglês, Português e Espanhol.
O projeto prevê intercâmbio de estudantes e de professores para desenvolvimento das várias atividades e envolve igualmente empresas e instituições das 3 regiões do consórcio, proporcionando aos nossos estudantes oportunidades de estágios internacionais.
O projeto inicia-se já neste ano letivo e tem a duração de 3 anos. 
Pela ESTG-IPPortalegre integram o projeto os professores  Helena Cameron, Carolina Santos, Paulo Canário e Ana José; pela Faculdad de Ciencias Sociales de Melilla da Univ. de Granada, participam os professores Miguel Montero, Pérez, Beatriz Cortina e Gemma Perez; pela Universidade de Malta, Giuseppina Cardia e Andrew Jones.
A candidatura agora aprovada foi submetida em Espanha pela Universidade de Granada, que coordena o projeto. O IPPortalegre tem já um considerável histórico de cooperação internacional com esta Universidade, em várias áreas científicas, envolvendo intercâmbios de alunos para estudos e estágios e intercâmbio de docentes, além de cooperação científica desenvolvida por docentes do IPP com docentes da Univ. de Granada. 
 

  • BEAST - Be Aware Student | Referência: 2018-1-PL01-KA2003-051137

Os alunos têm grandes dificuldades relacionadas com a escolha consciente e responsável do seu trajeto educacional e existe uma falta de capacidades na escolha de disciplinas e tópicos, sobre os quais o aluno se deve concentrar especialmente durante os estudos, já que o conhecimento nesses aspectos é altamente valioso no mercado de trabalho e é altamente apreciado pelos futuros empregadores. Uma grande dinâmica de mudanças no mercado de trabalho para os licenciados em TI e o rápido desenvolvimento do ramo das TI é um fator adicional, que intensifica os problemas referidos. Para colmatar o problema, foram definidos objetivos de proposta de projeto: Aumentar a consciência dos estudantes sobre a escolha da especialidade; Melhorar o nível de empreendedorismo dos estudantes; e Minimizar o fosso de competência entre os programas de estudos e os requisitos do mercado de trabalho. Para tal, pretende-se o desenvolvimento de perfis de competências relacionadas com postos de trabalho em especializações para os estudantes de TI, desenvolvimento de ferramentas de apoio aos docentes no uso de métodos, técnicas e ferramentas inovadoras, e uma plataforma de internet na forma de um guia orientando o aluno na recolha de conhecimentos e competências no âmbito da especialização escolhida.
 

  • S4Game - Training of Soft Skills for Surgical teams using an immersive Serious Game | Referência: 2018-1-ES01-KA202-050943

The S4Game aims to provide health professionals with an innovative approach to acquire and develop soft skills to foster their professional development. In this regard, two intellectual outputs will be produced: a handbook and an immersive Serious Game based on Virtual Reality technologies. The handbook will comprise new approaches and innovative methodologies on training of soft skills using virtual reality and serious games for surgical teams in the operating room, while the main learning objective of the Serious Game will be the acquisition of soft skills required during work in an OR, such as communication, teamwork or leadership.
Therefore, it addresses these two priorities:
1. Development of relevant and high-quality skills and competences. Soft skills are transversal skills to be used in their daily practices as members of a surgical team, which will eventually foster their professional development.
2. Open and innovative practices in a digital era. S4Game aims at integrating Virtual Reality and Serious Games in the surgical training of soft skills, therefore supporting the effective use of Information and Communication Technologies (ICTs) in CVET.
 

  • TRANSCULTURAL NURSING: A EUROPEAN PRIORITY, A PROFESSIONAL RESPONSIBILITY | Referência: 2018-1-ES01-KA203-050800

Segundo a Comissão Europeia, "a inclusão social está no cerne do modelo social europeu e dos valores europeus consagrados no Tratado de Lisboa". No entanto, nos últimos anos, a exclusão social e a desigualdade surgiram como uma grande preocupação na sociedade europeia. As Instituições de Ensino Superior (IES) europeias têm a responsabilidade de abordar estas questões através da promoção de competências sociais, civis e transculturais, valores democráticos e direitos fundamentais, inclusão social, cidadania ativa não discriminatória e pensamento crítico.
Este projeto aborda a diversidade cultural, linguística e religiosa e promove a apropriação de valores compartilhados, igualdade, não discriminação e inclusão social por meio de educação e treinamento em nível superior. Em particular, o TC-Nurse tem como objetivo:
- Fomentar o desenvolvimento de competências sociais, cívicas e transculturais e o pensamento crítico, não apenas entre os estudantes de enfermagem participantes e o pessoal docente e clínico, mas também entre os principais interessados e decisores / decisores políticos a nível local e regional em todos os países participantes.
- Enfrentar a discriminação, a segregação, o racismo, o bullying e a violência na área da saúde, através da realização de pesquisas preliminares nessa área, e a subsequente criação de um módulo multinacional de aprendizado combinado em enfermagem transcultural.
Em conformidade com o acima exposto, as ações, a metodologia e os resultados foram projetados para:
1) Permitir que a equipa do projeto desenhe um quadro claro e realista do transculturalismo e da diversidade cultural nos níveis acadêmico, de saúde e social.
2) Testar a implementação do CLIL como metodologia de ensino no ensino superior, num ambiente multinacional, multicultural e multilingue.
3) Pilotar a entrega de conteúdos recém-desenvolvidos e materiais de ensino e aprendizagem sobre enfermagem transcultural.

 

PRÓ-PRESIDÊNCIA PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO

As atividades relacionadas com a internacionalização do IPP são coordenadas pelo Pró-Presidente para a Internacionalização, que conta com uma equipa de outros elementos, quer nos Serviços Centrais, quer em cada uma das Escolas.
O Pró-Presidente para a Internacionalização é nomeado por Despacho do Presiente do IPP e responde diretamente perante ele, ou por quem ele designar.
Cabe à equipa responsável pelas atividades de internacionalização do IPP:

  • Coordenar as actividades de mobilidade, sob as orientações da presidência do Instituto, em articulação estreita com as Escolas e no respeito pelas competências atribuídas pela lei e pelos Estatutos aos órgãos do Instituto e das Escolas.
  • Desenvolver iniciativas que visem o reforço da mobilidade de estudantes, docentes e não – docentes do IPP;
  • Recolher, tratar e disponibilizar às Escolas os acordos de mobilidade firmados pelo Instituto;
  • Conhecer os processos de mobilidade de iniciativa das Escolas;
  • Recolher, tratar e disponibilizar às Escolas toda a informação relativa a programas de mobilidade e fontes para o seu financiamento;
  • Recolher, tratar e divulgar os dados relativos aos diversos tipos de mobilidade em todas as Escolas;
  • Coordenar os processos de candidatura quando os mesmos envolvam mais de uma Escola (divulgação, candidatura, seriação, publicitação dos resultados, organização dos processos), em articulação com as Escolas;
  • Formalizar, em articulação com os serviços adequados, os processos de mobilidade de estudantes, docentes e não docentes, no que respeita a: execução orçamental, contratualização, reporte e avaliação.
     

Equipa e contactos

Pró-Presidente: Carlos Afonso 

Serviços Centrais: José Polainas | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais: Maria Elisabete Mendes, Maria Elisabete Rodrigues, Teresa Coelho | Escola Superior de Tecnologia e Gestão: Luís Batista, Maria Varadinov, Pedro Matos | Escola Superior Agrária: Ana Pereira | Escola Superior de Saúde: António Casanova 


Siga-nos em: facebook.com/REC.IPP

Instituto Politécnico de Portalegre

Praça do Município, 11

7300-110 Portalegre
 

T +351 245 301 500
F +351 245 330 353
E geral@ipportalegre.pt
 

Contactos e Horários

Escolas

  • Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
  • Escola Superior de Tecnologia e Gestão
  • Escola Superior Agrária de Elvas
  • Escola Superior de Saúde

IPP-Portalegre_peq1.png

ipp

© Copyright 2021. All Rights Reserved.

Subscribe Newsletter
Success You've been added to our email list.
Erro! Invalid Email
Erro! Your email it's already in our email list
Loading...
Biblioteca do Conhecimento On-line
Responsible for page: Carlos Afonso /