A cooperação internacional tem sido um objetivo estratégico do IPPortalegre, que participa nos programas Aprendizagem ao Longo da Vida / ERASMUS, desde 1994/95. Até ao presente, muitos alunos e ex-alunos da IPPortalegre já beneficiaram da experiência de estudar ou realizar estágio no estrangeiro no âmbito daquele programa, e muitos mais de outros países têm sido acolhidos nas suas quatro Escolas. Da mesma forma, todos os anos o IPPortalegre acolhe professores dos nossos parceiros internacionais que desenvolvem atividades letivas nas Escolas do IPPortalegre, e envia alguns dos seus para o estrangeiro. Além disso, o IPPortalegre tem participado em vários outros projetos europeus como parceiro e / ou como coordenador. O IPPortalegre é membro associado da Associação Europeia de Coordenadores Erasmus, ocupando uma das vice-presidências, e da rede UASNet (Rede de Universidades de Ciências Aplicadas).
A participação do IPP em atividades de internacionalização permite a estudantes, docentes e não docentes beneficiar de períodos de mobilidade num dos nossos parceiros, mas também o desenvolvimento de projetos de cooperação mais amplos, seja no domínio académico, seja na área da investigação.
Em resumo, são as seguintes, as oportunidades ao dispor da comunidade académico do IPP:
O Erasmus+ é o novo programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto. O Erasmus+ entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2014. Este Programa consolida sob um único quadro de apoio as áreas da educação, formação, juventude e desporto e outros programas internacionais, incluindo o Jean Monnet e o Erasmus Mundus. O programa Erasmus+ é destinado a apoiar as atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida, incluindo o Ensino Superior, Formação Profissional, Educação de Adultos, Ensino Escolar, Atividades para jovens e formação no âmbito do Desporto amador.
O Programa Erasmus + foi criado com base na iniciativa Erasmus, célebre pelas oportunidades que oferece aos estudantes universitários e ao pessoal docente do ensino superior, em termos de mobilidade para fins de aprendizagem, estágio ou formação. O Erasmus + abrange agora cinco grandes áreas de educação e formação:
O Programa Erasmus+ está estruturado em 3 ações Ação-chave (Key Action - KA) e compreende também as atividades Jean Monnet:
A Ação-Chave 1 desdobra-se em dois tipos de mobilidade:
Para saber detalhes sobre cada uma destas ações, por favor consultar: https://www.erasmusmais.pt/o-programa
No caso do IPP, são abertas candidaturas anuais para estes dois tipos de mobilidade, cujos beneficiários poderão ser:
A lista de instituições de ensino superior parceiras do IPP para a mobilidade entre países do Programa pode ser consultada aqui
As instituições de ensino superior parceiras do IPP para a mobilidade entre países do Programa e países parceiros renova-se, normalmente, a cada período a cada dois anos.
Nos últimos anos, foram efetuadas mobilidades do tipo indicado com as seguintes instituições:
Ano académico |
Instituição |
País |
Mobilidades efetuadas |
2017-18 |
International Burch University, Sarajevo a) |
Bósnia e Herzegovina |
1 estudante recebido c) |
2017-18 |
University of Sarajevo a) |
Bósnia e Herzegovina |
1 estudante recebido c) |
2018-19 |
Penza State University a) |
Federação Russa |
1 estudante recebido* |
2018-19 |
National Aviation University a) |
Ucrânia |
1 docente enviado |
2018-19 |
Yanka Kupala State University b) |
Bielorrússia |
1 não docente recebida c) |
2018-19 |
Belarus Trade and Economics Cooperative a) |
Bielorrússia |
1 não docente recebida c) |
2018-19 |
Instituto Politécnico de Macau d) |
RAE de Macau |
2 não docentes enviados |
Observações:
a) Acordo descontinuado para mobilidades de saída
b) Acordo em vigor para mobilidades de entrada
c) Mobilidades financiadas através do Consórcio Erasmuscentro
d) Acordo ao abrigo do Programa Erasmus+ descontinuado para mobilidades de saída; acordo ao abrigo de um protocolo com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), para mobilidades de saída e de entrada de estudantes, em vigor
Para o biénio de 2019-2021, a lista inclui as seguintes instituições:
University of Novom Sadu, Sérvia – 1 estudante a receber, 2 docentes/não docentes a receber, 1 docente/não docente a enviar
Mais informações em: http://erasmuscentro.pt/
3Economy+ pretende proporcionar um complemento da formação dos estudantes de cursos de Marketing e de Gestão, fornecendo competências adicionais nas áreas da Economia, Marketing, e Património e Turismo, aplicados às três regiões onde estão implantadas as 3 Instituições de Ensino Superior públicas: Melilla, Alto Alentejo e ilha de Malta, desenvolvidos em parceria com empresas e instituições destas três regiões. A formação complementar integra uma parte científica aplicada, nas áreas atrás referidas, a par de uma formação linguística nas três línguas nacionais dos 3 países que integram este consórcio: Inglês, Português e Espanhol.
O projeto prevê intercâmbio de estudantes e de professores para desenvolvimento das várias atividades e envolve igualmente empresas e instituições das 3 regiões do consórcio, proporcionando aos nossos estudantes oportunidades de estágios internacionais.
O projeto inicia-se já neste ano letivo e tem a duração de 3 anos.
Pela ESTG-IPPortalegre integram o projeto os professores Helena Cameron, Carolina Santos, Paulo Canário e Ana José; pela Faculdad de Ciencias Sociales de Melilla da Univ. de Granada, participam os professores Miguel Montero, Pérez, Beatriz Cortina e Gemma Perez; pela Universidade de Malta, Giuseppina Cardia e Andrew Jones.
A candidatura agora aprovada foi submetida em Espanha pela Universidade de Granada, que coordena o projeto. O IPPortalegre tem já um considerável histórico de cooperação internacional com esta Universidade, em várias áreas científicas, envolvendo intercâmbios de alunos para estudos e estágios e intercâmbio de docentes, além de cooperação científica desenvolvida por docentes do IPP com docentes da Univ. de Granada.
Os alunos têm grandes dificuldades relacionadas com a escolha consciente e responsável do seu trajeto educacional e existe uma falta de capacidades na escolha de disciplinas e tópicos, sobre os quais o aluno se deve concentrar especialmente durante os estudos, já que o conhecimento nesses aspectos é altamente valioso no mercado de trabalho e é altamente apreciado pelos futuros empregadores. Uma grande dinâmica de mudanças no mercado de trabalho para os licenciados em TI e o rápido desenvolvimento do ramo das TI é um fator adicional, que intensifica os problemas referidos. Para colmatar o problema, foram definidos objetivos de proposta de projeto: Aumentar a consciência dos estudantes sobre a escolha da especialidade; Melhorar o nível de empreendedorismo dos estudantes; e Minimizar o fosso de competência entre os programas de estudos e os requisitos do mercado de trabalho. Para tal, pretende-se o desenvolvimento de perfis de competências relacionadas com postos de trabalho em especializações para os estudantes de TI, desenvolvimento de ferramentas de apoio aos docentes no uso de métodos, técnicas e ferramentas inovadoras, e uma plataforma de internet na forma de um guia orientando o aluno na recolha de conhecimentos e competências no âmbito da especialização escolhida.
The S4Game aims to provide health professionals with an innovative approach to acquire and develop soft skills to foster their professional development. In this regard, two intellectual outputs will be produced: a handbook and an immersive Serious Game based on Virtual Reality technologies. The handbook will comprise new approaches and innovative methodologies on training of soft skills using virtual reality and serious games for surgical teams in the operating room, while the main learning objective of the Serious Game will be the acquisition of soft skills required during work in an OR, such as communication, teamwork or leadership.
Therefore, it addresses these two priorities:
1. Development of relevant and high-quality skills and competences. Soft skills are transversal skills to be used in their daily practices as members of a surgical team, which will eventually foster their professional development.
2. Open and innovative practices in a digital era. S4Game aims at integrating Virtual Reality and Serious Games in the surgical training of soft skills, therefore supporting the effective use of Information and Communication Technologies (ICTs) in CVET.
Segundo a Comissão Europeia, "a inclusão social está no cerne do modelo social europeu e dos valores europeus consagrados no Tratado de Lisboa". No entanto, nos últimos anos, a exclusão social e a desigualdade surgiram como uma grande preocupação na sociedade europeia. As Instituições de Ensino Superior (IES) europeias têm a responsabilidade de abordar estas questões através da promoção de competências sociais, civis e transculturais, valores democráticos e direitos fundamentais, inclusão social, cidadania ativa não discriminatória e pensamento crítico.
Este projeto aborda a diversidade cultural, linguística e religiosa e promove a apropriação de valores compartilhados, igualdade, não discriminação e inclusão social por meio de educação e treinamento em nível superior. Em particular, o TC-Nurse tem como objetivo:
- Fomentar o desenvolvimento de competências sociais, cívicas e transculturais e o pensamento crítico, não apenas entre os estudantes de enfermagem participantes e o pessoal docente e clínico, mas também entre os principais interessados e decisores / decisores políticos a nível local e regional em todos os países participantes.
- Enfrentar a discriminação, a segregação, o racismo, o bullying e a violência na área da saúde, através da realização de pesquisas preliminares nessa área, e a subsequente criação de um módulo multinacional de aprendizado combinado em enfermagem transcultural.
Em conformidade com o acima exposto, as ações, a metodologia e os resultados foram projetados para:
1) Permitir que a equipa do projeto desenhe um quadro claro e realista do transculturalismo e da diversidade cultural nos níveis acadêmico, de saúde e social.
2) Testar a implementação do CLIL como metodologia de ensino no ensino superior, num ambiente multinacional, multicultural e multilingue.
3) Pilotar a entrega de conteúdos recém-desenvolvidos e materiais de ensino e aprendizagem sobre enfermagem transcultural.
As atividades relacionadas com a internacionalização do IPP são coordenadas pelo Pró-Presidente para a Internacionalização, que conta com uma equipa de outros elementos, quer nos Serviços Centrais, quer em cada uma das Escolas.
O Pró-Presidente para a Internacionalização é nomeado por Despacho do Presiente do IPP e responde diretamente perante ele, ou por quem ele designar.
Cabe à equipa responsável pelas atividades de internacionalização do IPP:
Pró-Presidente: Carlos Afonso
Serviços Centrais: José Polainas | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais: Maria Elisabete Mendes, Maria Elisabete Rodrigues, Teresa Coelho | Escola Superior de Tecnologia e Gestão: Luís Batista, Maria Varadinov, Pedro Matos | Escola Superior Agrária: Ana Pereira | Escola Superior de Saúde: António Casanova
Siga-nos em: facebook.com/REC.IPP