6.ª Conferência:
25 de Novembro , pelas 17h30, no auditório dos Serviços Centrais





Moderador: Carlos Rolo

Conferencista: José Loureiro dos Santos

O General José Alberto Loureiro dos Santos nasceu em 1936, em Vilela do Douro, concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real. Assentou praça na Escola do Exército em 1953 e passou à reserva em 1993. É oficial de Artilharia, habilitado com o Curso de Estado-Maior e com o Curso de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro (doutoramento em Ciências Militares).

Militar distinto
O General Loureiro dos Santos foi Vice-Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas e Chefe do Estado-Maior do Exército, entre outros cargos que teve e missões que desempenhou.

Um militar com experiências políticas relevantes
Foi membro do Conselho da Revolução e Ministro da Defesa Nacional de Novembro de 1978 a Janeiro de 1980 nos IV e V Governos Constitucionais, respectivamente dirigidos por Carlos Mota Pinto e Maria de Lurdes Pintasilgo.

Um militar com larga experiência académica
Leccionou no Instituto de Estudos Superiores Militares, onde ainda faz parte do conselho científico do seu centro de investigação de segurança e defesa; e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), onde é membro do seu Conselho de Honra. É também membro da Academia das Ciências de Lisboa e do Conselho Geral da Universidade Nova de Lisboa, como personalidade externa.

Um militar escritor e conferencista
Com imensas conferências efectuadas e com colaboração em vários órgãos de comunicação social sobre temas de geoestratégia e de geopolítica, tem, igualmente sobre estas áreas, publicado inúmeros livros e artigos. Data de 1979 o seu primeiro livro – “Apontamentos de História para Militares” – e a obra mais recente – “As guerras que já estão aí e as que nos esperam, se os políticos não mudarem” – foi apresentada o ano passado. Entre as duas publicações, contam-se 30 anos de intensa produção, com mais de uma dúzia de livros e dezenas de artigos da especialidade.

Militar, político, académico, escritor, conferencista, o General Loureiro dos Santos é um cidadão com grande intervenção pública e uma referência incontornável, em Portugal, na Europa e no Mundo, em assuntos de estratégia, de segurança, de defesa e de relações internacionais.




          Organização: